Edifício na Finlândia tem paredes de troncos maciços e pilares de madeira laminada colada

O projeto estrutural para o Campus Pudasjärvi, no norte da Finlândia, é uma resposta material do escritório Lukkaroinen, para evidenciar as potencialidades do usa da madeira em grandes escalas.

O projeto é composto de uma estrutura de troncos montados e de três tipos de pilares não tradicionais, projetados especialmente em madeira laminada para as diferentes áreas.

Edifício na Finlândia tem paredes de troncos maciços e pilares de madeira laminada colada - Mais Imagens+ 30

Descrição pelos arquitetos. As grandes dimensões do campus alcançam uma 'escala humana' para dividi-lo em quatro volumes menores. As funções compartilhadas - pavilhão esportivo, artes especializadas, aulas de artesanato e ciências, cozinha, administração, instalações de bem-estar- localizam-se em dois volumes e dois pavimentos ligados por uma sala central multifuncional com paredes de vidro, que também serve como refeitório.

Estruturas de Madeira
Cortesía de Lukkaroinen Architects

Os componentes e as estruturas em madeira são utilizadas exaustivamente. As paredes estruturais são feitas com troncos laminados de 275 mm, com exceção da seção noroeste, onde foi preciso utilizar concreto armado por conta das normas. Por serem compostas de troncos maciços, as paredes exteriores proporcionam bom isolamento contra as variações térmicas da região.

© RA-Studio Raimo Ahonen
© RA-Studio Raimo Ahonen
Estrutura de Madeira
Junções de Madeira

Os telhados do volume principal e os acabamentos são suportados por pilares e vigas de diferentes formas. Elementos de madeira laminadas são utilizados nos pisos intermediários e nos corrimões das escadas para o vestíbulo principal.

© RA-Studio Raimo Ahonen
© RA-Studio Raimo Ahonen
Pilares de Madeira

A paleta de cores corresponde a um diálogo entre tonalidades de madeira natural e vívidos detalhes. As superfícies interiores de troncos são protegidas por uma cobertura de cera transparente que mantém o caráter original da madeira; e as cores vivas das tábuas dos painéis que cobrem os espaços de ajustes - um detalhe distintivo para as estruturas de troncos - revitalizam o espaço. De forma similar, a paleta de cores nas superfícies exteriores de madeira está mais relacionada com o natural, em comparação com o revestimento acetinado das tábuas.

© RA-Studio Raimo Ahonen
© RA-Studio Raimo Ahonen
Pilares de Madeira

Uma característica extraordinária do campus é a agradável acústica interna criada pelas paredes de madeira. Junto com a harmoniosa aparência e o agradável aroma da madeira, este edifício funcional oferece um excelente ambiente de aprendizagem.

© RA-Studio Raimo Ahonen
© RA-Studio Raimo Ahonen
Pilares de Madeira

Arquitetos: Lukkaroinen Architects Ltd
Arquitetos Responsáveis: Pekka Lukkaroinen, Kristian Järvi, Timo Leiviskä, Hannu Tuomela
Localização: Pudasjärvi, Finlândia
Ano: 2016
Área: 9.778 m²
Cliente: Prefeitura de Pudasjärvi
Projeto Interno: Lukkaroinen Architects Ltd
Empreiteiro: Lemminkäinen Talo Ltd
Fornecedor de Troncos: Kontiotuote Ltd
Paisagismo: VSU maisema-arkkitehdit Ltd
Projeto Estrutural: Sweco Rakennetekniikka Ltd
Eletricidade: Sweco Talotekniikka Ltd
Projeto HVAC: Plan-Air Ltd
Fotografias: RA-Studio / Raimo Ahonen

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Dejtiar, Fabian. "Edifício na Finlândia tem paredes de troncos maciços e pilares de madeira laminada colada" [Un edificio de muros de troncos macizos y excepcionales pilares de madera laminada] 31 Mai 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/872503/edificio-na-finlandia-tem-paredes-de-troncos-macicos-e-pilares-de-madeira-laminada-colada> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.